segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Relações Públicas e a Ditadura Militar

Há duas semanas assisti ao documentário Cidadão Boilensen, que retrata a vida e a morte de Henning Albert Boilensen, empresário dinamarquês natularizado brasileiro, ex- presidente da Ultragaz e acusado de ter colaborado com o regime militar,liderando um movimento junto à classe empresarial paulista para levantamento de fundos para a criação e a manutenção da Operação OBAN, de repressão militar. O filme, dirigido por Chaim Litewski, ganhou o prêmio de melhor filme exibido no Festival Internacional de Documentários "É tudo verdade" de 2009.

O filme é imperdível para quem deseja resgatar a história recente do nosso País. Entre depoimentos, reportagens antigas de Amaral Neto, outras entrevistas e reportagens da época, fica-se sabendo que Boilensen foi agraciado com o prêmio "Homem de Relações Públicas de 1964".Fiquei curiosa e fui pesquisar qual instituição teria feito tal homenagem.

Descobri que o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, e seus congêneres regionais, foi criado pelo decreto-lei nº860, de 11/09/69, cinco anos depois da premiação. Já no site da Associação Brasileira de Relações Públicas, criada em 21 de julho de 1954, não há nenhuma menção ao prêmio em referência. Quem ou qual instituição ofereceu tal título ao "Cidadão Boilensen"?

Boilense era um empresário de muita visibilidade na década de 60. Ele atuou na diretoria da Fiesp e foi o criador do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, que visa ao treinamento e ao aperfeiçoamento da mão de obra profissional, principalmente na área industrial. Não consta, entretanto, que seja um profissional de RP.

A profissão de Relações Públicas, apesar de regulamentada no Brasil desde 1967, ainda é mal entendida pela sociedade. O termo "Relações Públicas" é percebido com outro significado, quase um atributo para pessoas sociáveis, bem relacionadas, simpáticas. Trata-se de um grande equívoco e que merece ser esclarecido sempre que houver oportunidade. A profissão de Relações Públicas, assim como a de Jornalista e a de Publicitário faz parte do curso de Comunicação Social. Trata-se de uma profissão respeitada e que possui um severo código de ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário