sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Transformação social se faz com inovação e comunicação

" A fala é a maior de todas as invenções".Geoffrey Blainey autor do livro 'Uma breve história do mundo'.

Nas duas primeiras partes do livro "Uma breve história do mundo", Geoffrey Blainey aborda a transformação da humanidade, desde o nosso passado mais distante, há cerca de 2 milhões de anos até meados de 1500.

"A técnica da impressão sobre papel foi uma revolução social"

Blainey acarreta grande parte do sucesso da Reforma Protestante, liderada por Martino Lutero, na Alemanha, em 1517, à invenção da imprensa - ou da tipografia, por Gutemberg, em 1480. Lutero prostetava - daí o nome protestante, contra a prática da venda de indulgências usada pela Igreja Católica. Ao explicar a importância do papel da imprensa na divulgação e fortalecimento do protestantismo, o autor escreveu:

"A Bíblia era um livro precioso escrito à mão, tão escasso que em algumas igrejas a única cópia era acorrentada à mesa de leitura. Pela primeira vez na cristandade, os evangelhos se toranariam acessívies a um preço que uma igreja de um vilarejo ou um mercador moderamente rico pudesse comprar. Um panfleto contendo um simples sermão podia, agora, através da poderosa imprensa, chegar a mais pessoas como nunca antes um sermão havia conseguido".
"Martino Lutero via na tipografia um presente de Deus para seu trabalho. Escrevia panfletos religiosos e os entregava aos tipógrafos, junto com seus últimos sermões. Começou a traduzir a Bíblia para o alemão, completando-a em prosa simples e forte, em 1534".

Gutemberg e a internet

Durante o evento presencial do Ciclo Comunicar tecnologia promovido pela Rede de Conhecimento Nós da Comunicação, em outubro de 2009, o jornalista e professor Carlos Nepomuceno também falou sobre o poder transformador da imprensa na época de Lutero, comparando-a à internet e às redes sociais atuais. A cobertura da palestra do Prof. Nepomuceno pode ser lida no endereço: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=254&tipo=R

Nepomuceno também tem um blog que pode ser acessado pelo endereço:
http://nepo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário