terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Como dar significado à comunicação científica

ALMANAQUE
Cabelo, Pelo, Unha - a ciência no salão de beleza



Foi com esse título que a Professora da Faculdade de Educação da UFMG, Mônica Meyer, coordenou a publicação de um almanaque junto com outras atividades interativas, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2009, na cidade de Belo Horizonte.

O almanaque, de 30 páginas, tem um conteúdo de fácil entendimento e um projeto gráfico bem focado na cultura brasileira e nos nossos ícones. Daí a identificação imediata com o público leitor.

O texto de introdução do Almanaque, escrito pela Profª Mônica, definie bem a estratégia de comunicação:

" O trabalho começou com uma sondagem sobre cabelo, pele e unha entre os estudantes do I e II ano do ensino Médio do Colégio Estadual Milton Campos e do Instituto de Educação. Eles escreveram o que desejavam saber e manifestaram, através de desenhos, suas fisionomias no passado, no presente e de como seriam no futuro. Cerca de 400 estudantes anotaram várias perguntas que, agrupadas, deram origem a 82 questões...O almanaque, além de responder a algumas perguntas, focaliza os aspectos sociais, étnicos, lúdicos e culturais relacionados ao tema. Dessa forma, ele traduz uma dimensão humana na compreensão do corpo, através de músicas, brincadeiras, histórias, textos e informações, ou seja, prioriza uma abordagem que ultrapassa o livro didático e os manuais de beleza."

O contato com a Profª Mônica Meyer pode ser feito pelo telefone da UFMG: 31 3409-5329 ou pelo email monicameyer2007@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário