terça-feira, 30 de março de 2010

Pílulas do debate 'Pólis 2.0:Nós temos Voz?'

A rede de conhecimento Nós da Comunicação (www.nosdacomunicacao.com) realizou na semana passada mais um encontro presencial na ESPM-Rio, dessa vez tendo a política como tema do Ciclo Comunicar. Participaram como debatedores o cineasta Silvio Tendler, o publicitário Lula Vieira, o secretário nacional de comunicação do PV, Fabiano Carnevale, a coordenadora de campanhas da ONG Avaaz no Brasil, Graziela Tanaka e o jornalista Marco Aurélio Lisan.O mediador foi o professor da ESPM, Klaus Denecke-Rabello.


Auditório lotado e um debate de alto nível: política, cidadania, mídias sociais, comunicação, educação e mobilização foram alguns dos temas abordados pelos participantes. Confira abaixo, os pontos que considerei mais relevantes do debate:

. Passado X Futuro

" Trabalho com o passado,mas vivo voltado para o futuro. Trabalhar o passado é construir o futuro" - Silvio Tendler

. Marketing Político

"A Internet provou que o político pré fabricado não funciona. Inventar candidato? Isso morreu, graças a Deus. Não dá mais para fabricar político" - Lula Vieira, comentando sobre a diminuição da influência dos 'marketeiros' nas campanhas políticas.

. Convergência de mídias

"Ninguém faz só rádio. A internet perpetua o que é dito no rádio" - Marco Aurélio Lisan ao comentar a entrevista realizada com o Deputado Ibsen Pinheiro sobre a emenda que modifica a distribuição estadual dos royalties do petróleo, que repercutiu no Jornal Nacional.

Internet e mobilização popular

" Acredito na iternet para a mobilização e a transformação social. A internet tem o poder da ação coletiva. Ela pode revolucionar a política e o mundo" - Graziela Tanaka, sobre a campanha realizada pela Avaaz durante a Conferênica do Clima em Copenhague, Dinamarca, em dezembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário