"Dê controle às pessoas e nós o usaremos. Não dê e você nos perderá".
Acabei de ler o livro do Jeff Jarvis "O que a Google faria?". E para exercer a primeira lei de Jarvis, citada acima, começarei parabenizando o autor pela belíssima campanha pró Google - ah! propaganda é coisa do passado, mas como ainda funciona... Mas, se extrapolarmos a veneração de Jarvis ao Deus Google, o livro dá várias dicas úteis de como sobreviver e tirar o melhor proveito da contemporaneidade digital. No meu caso, o livro também provocou inúmeros insights, um deles, a criação desse blog.
É interessante imaginar como seria cada tipo de negócio se fosse concebido e gerido pela lógica da Google. E o autor faz uma abordagem setorial bastante interessante: mídia, propaganda, varejo, serviços públicos, manufatura, serviços, finanças, previdência social e instituições públicas. Segundo o autor, as únicas duas atividades que são incompatíveis com a lógica Google são as exercidas por advogados e pelos relações públicas.
Nesta última categoria, penso que o autor está mal informado - ou desatualizado, quando diz que os profissionais de RP não podem ser transparentes pois representam os interesses corporativos, de clientes, e que, portanto, não merecem credibilidade na sociedade digital. Pode ser que ele tenha se influenciado por um ou dois casos negativos, de manipulação da informação, e isso pode ter feito com que ele criasse um certo preconceito à profissão.
Não se trata, na verdade, de um problema da profissão do RP. Estamos vivendo um momento de transição de modelos econômico, social e ambiental. Nesse processo, algumas empresas estão mais avançadas que outras, e isso se reflete na prática de como essas empresas se relacionam com seus empregados e todos os seus stakeholders. Cabem aos profissionais de comunicação corporativa - incluindo, claro, os RPs, serem os "advisers" da alta administração para a transformação da comunicação hierárquica e de pouco significado, para uma comunicação múltipla, integrada e sustentável.
E você? O que faria na sua área de atuação?
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
O que a Google faria? E você?
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